terça-feira, setembro 19, 2006

Pitósga, um simples camponês que se tornou filósofo

Era ma bez um campunês chamado Pitosga. O pitosga era conhecido por Pipi - pós
amigos - e por Osga – pós inimigos, que eram poucos graças a Zeus!
O pipi (meu amigo de infância) taba um dia a cabar quando l’aparece uma batata mais entradota – o Zeca Batata. O Zeca falava, o que é estúpido para uma batata, mas ele era do género intelectual.
-Ó Osga – isto começou mal, né verdade? – tu não me escaves a terrinha que eu tou aqui undercover numa missão secreta. – e ainda por cima tem a língua comprida, este Zequinha.
-Tu tás o quantas? – perguntou o nosso herói.
Mas isto o Zeca não ouviu, pois tinha puxado de um walkie-talkie e começou a comunicar com a base.
-Aqui 008, aqui 008. Chamo Cenoura 1.
“Cenoura 1 responde”
-Encontrei um campónio que me estragou a camuflagem. Repito. Estou exposto! Escuto.
“Mata o camponês. Repito. Mata o campónio. Over and Out”
-Olha, tu desculpa, mas eu vou ter de te matar.
-É pah, mas isso agora não me dava muito jeitinho.
-Não?
-Não. É que a minha miúda acho que gosta mais de mim vivinho da silva.
-É pá, mas eu tenho de cumprir ordens, ó osguinha…
-Ah bem, então fazemos assim: eu fuijo e tu dás um tiro pó ari “catrapumba”. Está benhe?
-Não, está mal! – o Zeca saca de uma sniper (leia-se se-ni-pere) e aponta para o nosso Pitosga. (In)felizmente o tiro saiu ao contrário (muito comum nas snipers das batatas) e atingiu o Zeca.
Enquanto contemplava o espião moribundo a esvair-se em seiva algo mudou na vida de Pitosga.
-Qual éi o xentidu da bidah?
Tinha-se tornado filósofo.
FIM


Publico esta comovente história em honra à Jojo. Graças a ela as nossas aulas de psicologia tiveram muito mais colorido, muito mais caricaturas e histórias idiotas como a supra.
Vou contar como esta surgiu.
Digo eu: "sou um bocado Pitósga"
E eis que o rosto da Jojo se ilumina num verdadeiro momento de inspiração artística.... "Pitósga... não vos parece assim nome de filósofo" destacou, lembro-me muito bem.
Apressadamente, e como o professor já lhe havia pedido aí uma 2000 vezes, vira-se para a frente........ e eis que surge o rosto, o corpo, a figura do Pitósga!
Daí até eu ter escrito isto, foi uma questão de puxões de papel, gargalhadas e umas quantas advertências.
Um Obrigado muito sincero à turma de Psicologia por terem sido sempre tão alegres.
Beijos

1 comentário:

Anónimo disse...

ui eu akabei de comentar.. devo ter fiet alguma coisa mal ms o k eu na verdad keru dizer é k ist ta hilariant e k axei k o posicionamento metafisico do pitosga era extrema/ intrigante looooooool olha mts parabens e 1 enorme bjo *******